O segundo dia letivo no campus São Miguel foi marcado por um belíssimo presente. Antes de iniciar suas aulas, os professores puderam apreciar o Coral regido pela professora Mirian Utsunomiya e dar um pause na correria do início de semestre para constatar a graça e a leveza de vozes infantis na mais perfeita sintonia.

Como aluna egressa da Cruzeiro do Sul imediatamente revivi os meus tempos de coral, que por coincidência também era regido pela professora Mirian. Recordo-me de uma de nossas apresentações na Capela da Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, a dita Praça do Forró. A tensão era grande diante de um público repleto de desconhecidos. Mas a professora nos conduziu com tranquilidade e tudo pareceu mais fácil.

Hoje, na condição de expectadora me surpreendo com a forma como agudos e graves são acionados a partir de um simples olhar ou gesto. As caras e bocas da professora Mirian durante a regência são inconfundíveis. Ela e outros alunos do curso de Música, que atuam como monitores nesta empreitada, sabem da relevância do Coral para a formação acadêmica, cultural e até profissional daqueles que participam desta experiência.

Por meio do domínio de um instrumento ou do cantar é possível descobrir a linguagem musical, expandir nosso repertório cultural e ainda aprender a trabalhar em equipe. A sintonia entre vozes e a interdependência dos mais diferentes elementos no coral nos ensina a importância da alteridade e do senso coletivo para o sucesso.

O coral faz parte de um dos programas da Pró-reitoria de Extensão. Trata-se do Programa de Difusão da Cultura Musical, o PROMUS. Se você ficou interessado envie um e-mail para: mirian.utsunomiya@cruzeirodosul.edu.br  ou ligue: 2037-5753.

Confira matéria produzida pelas alunas do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Cruzeiro do Sul, Rozy Silva e Viviane Mendes, para conhecer mais.

Inté!

16 respostas para “Enquanto isso na sala dos professores”

  1. Cidália Lacerda disse:

    Professora,
    Me fez lembrar um pouquinho do meu doce passado, quando eu também fiz parte do coral, do mesmo…rsrs…regido pela profa Mirian…Engraçado que quando eu vejo o coral me emociono sempre, não sei porque, e fica aquele gostinho de quero mais!!!São fofos, tão pequenos e tão graves, cheios de contrautos.
    Disciplina e trabalho em equipe é fundamental para eles!!!Que dominão muito bem, cada um respeitando o seu tempo!!!
    Inte professora!!!Parabéns!!!

  2. Alessandra Fabiana Cavalcante disse:

    Olá Pessoal,
    Pela descrição da apresentação e pelas lindas lembranças da professora Regina, fiquei curiosa em assistir a uma apresentação do coral. Bem, que eles poderiam se apresentar em outros Campi, como na Liberdade, por exemplo….
    Parabéns a todos os envolvidos no projeto.

  3. hermes ferreira figueiredo disse:

    Que maravilha. A música aquece e acalma o coração.Continuem.Parabens à profa.Mirian.

  4. simone domingues disse:

    Tive a oportunidade de estar presente e ouvir essas vozes maravilhosas. O coral nos possibilita pararmos para pensarmos um pouco mais em nos. Dar uma pausa em tudo que estamos fazendo e contemplar a simplicidade da vida.
    Prof. Miriam e crianças, obrigada por nos presentear com momentos tão agradáveis.

  5. Kaká disse:

    Oi, professora,

    Adorei saber que vc fez parte do coral da nossa universidade. Vou saber sobre novas turmas, fiquei interessada. Um super beijo!!!

  6. Helena Gasques disse:

    Quem não gosta de música? Isso me lembrou meus tempos de ensino fundamental.. que fazia coral, gostava tanto!

    Adorei a iniciativa! Parabéns para professora Mirian! :)

  7. Antonio disse:

    O que eu realmente gosto da música é a sua capacidade de reunir as pessoas para a arte e, sobretudo, para o bem.

    Fico feliz de que em nossa faculdade tenha iniciativas como essa.

  8. danilo cardoso disse:

    particularmente eu aprecio muito o trabalho de coral por que eu canto em coral de jovens em uma igreja evangélica e oque se trabalha dentro do grupo é o incentivo ao trabalho em equipe, a união onde pessoas para compartilhar de uma mesma ideia expressado em forma de arte oque torna o esforço mais gratificante.

  9. Karina Contessoto disse:

    Olá!
    Sou fã nata de tudo o que se refere à arte, principalmente quando se trata de canto. Faço parte da banda da igreja e admiro muito esse tipo de projeto. Parabéns a todos os envolvidos.

    “Quem canta seus males espanta”…Estão no caminho certo, crianças.

    Abraços.

    Karina Contessoto

  10. Rozy Silva disse:

    Noosssssa!!!!
    Eu não sabia que você já fez parte do Coral da Universidade. Que legal!

    A música é uma arte. Algo que nos faz sair de nós mesmos, nos manda para um outro mundo, nos edifica, nos transforma.

    É estremamente confortante ver iniciativas como esta do Coral Infanto Juvenil, reunir jovens da comunidade para juntos realizarem uma arte tão maravilhosa.
    Parabéns professora Miriam, por toda a dedicação e carinho que você tem à essas crianças.

  11. Leda Jane dos Santos disse:

    Quero parabenizar a Professora Mirian, pelo belíssimo coral de crianças, ao qual eu tive a oportunidade de presenciar o espetáculo que essas crianças realizaram no fechamento do I Simpósio de Educação Especial: Incertezas e Desafios,que também foi maravilhoso com as participações de conferencistas de renome nesta área.
    Parabéns! A Universidade Cruzeiro do Sul e à todos que participaram desses momentos de conhecimento e reflexão.
    Um abraço,
    Profª Lêda Jane dos Santos

  12. Regina Tavares disse:

    Olá,

    Gostaria de agradecer todos os que se dispuseram a externalizar seu carinho para com um trabalho tão bonito! Continuem lendo nosso blog e acompanhando outras iniciativas de nossa Universidade. Um abraço!!!

  13. petrius disse:

    Quem canta os seus males espanta… Muito além disso, enobrece a cultura e dissemina a história de um grupo, faz com que em alguns minutos relembremos parte de nossas vidas.
    Parabéns pelo texto.
    Um abraço.

  14. Rita de Cássia Nóbrega disse:

    Gostaria de parabenizar a Professora Mirian pelo excelente trabalho realizado com as crianças.
    Um abraço!
    Profª Rita de Cássia Nóbrega

  15. fernando disse:

    pouco mais em nos. Dar uma pausa em tudo que estamos fazendo e contemplar a simplicidade da vida.A Universidade Cruzeiro do Sul e à todos que participaram desses momentos de conhecimento e reflexão.todos os que se dispuseram a externalizar seu carinho para com um trabalho tão bonito!

  16. Carlos henrique disse:

    Excelente trabalho parabens

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS