Fernando Baeder, aluno do curso de Doutorado em Odontopediatria da Cruzeiro do Sul, ficou em 3º lugar na categoria “revisão clínica”, pela apresentação do pôster científico “Low Level Laser Therapy in Spasticity in the Muscles of Mastication: Pilot Study”, no 6º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Laser em Odontologia e 2º Encontro da Divisão Sul-Americana da World Federation for Laser Dentistry.

O evento ocorreu entre os dias 03 e 04 de junho, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais e atraiu participantes de todo o país, com a presença de importantes acadêmicos, que trouxeram as últimas inovações e evidências científicas para a laserterapia.

Foram realizadas duas exposições orais: um estudo piloto, comparando o uso do laser de diodo na remoção do vírus HPV e outro trabalho, no qual houve a premiação, utilizando o laser de baixa potência nos músculos da mastigação em pacientes com contração muscular causada por paralisia cerebral.

Baeder, que já participou de outros congressos da área, como o SBPqO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, sentiu o reconhecimento do seu trabalho, cujo objetivo é o de trazer qualidade de vida a pacientes com paralisia. O Doutorando, atuante na área, aponta uma de suas professoras, docente da Universidade há 10 anos, pelo seu sucesso profissional. “A Professora Maria Teresa Botti Rodrigues dos Santos, minha orientadora, [é] uma das pessoas mais humanas e inteligentes que já conheci. Grande parte do que sou profissionalmente devo a ela”.

Ao ser questionado sobre o que levará como experiência por ter participado do congresso, Fernando deixa transparecer o DNA Cruzeiro do Sul, de alunos pesquisadores. “A vontade de cada vez mais fazer Ciência e descobrir caminhos para tentar ajudar a melhorar a condição humana”, afirma.