MÃES GOSTOSAS

05/jul/2011

Estava assistindo a um programa de TV quando um amigo deixou escapar: “Puxa, que mãe gostosa”. Aquilo soou como blasfêmia e as mulheres presentes no recinto logo disseram um uníssono: “Ai, que horror!”

A musa elogiada era mais uma dessas mães perfeitas, protagonizando uma campanha publicitária de loja de departamentos. Em plena forma aos 20 anos de idade, se engana quem pensa que a maternidade não lhe chegou em boa hora, seus gestos e expressões revelam uma mulher madura e senhora de seus atos.

A “mãe da vez” estava linda como nunca e impressionava pela serenidade com que conduzia seu cotidiano atribulado. Habilidosa, carregava seu filho de lá para cá, sem amarrotar o blazer de executiva. Sim, ela também é bem sucedida! Você deve estar se perguntando: E o pai? O comercial de TV não deixa nem sinais de sua existência.

Sem pudores, a publicidade nos coloca diante de um espelho imperfeito para um confronto revelador, estamos abdicando das delícias e das mazelas da velhice para vivermos eternamente jovens.  Enquanto na década de 30, estrelas hollywoodianas não permaneciam no status de “mocinhas” após os 40 anos; hoje, cirurgias, maquiagens, super-alimentos, massagens e sei lá mais o quê nos fazem rejuvenescer a cada dia que passa.

Há tempos encontramos nossa fonte da juventude nos avanços da tecnologia e da ciência. De fato, a juventude experimenta seu apelo mais intenso na sociedade contemporânea e, de certa forma, orienta a publicidade na associação da juventude à noção de belo.

Toda essa história me fez lembrar uma “pérola” dita por uma amiga. Para ela, quando se chega aos 40, mãe ou não, é questão de honra ficar um ano mais velha em relação ao ano passado e um ano mais nova em relação ao próximo ano. “É matemática, simples assim”, protestaria em uma roda de amigos.

Inté!

14 respostas para “MÃES GOSTOSAS”

  1. Rebeca Candido disse:

    ” O que elas têm hoje que não tinham antigamente?”- Divórcio ?

  2. Etiennie disse:

    essa é a nova geração de mães, que independete da idade não deixa de ter uma carreira profissional e estar bela estéticamente, mas sem perder a docura de ser mãe.
    Parabéns pelo texto.

  3. Bruna Sales disse:

    Belo texto. É fato que a publicidade nos atinge em cheio por todos os lados, seja no âmbito profissional ou pessoal. E também é fato que com ou sem processos tecnológicos toda mulher tem sua beleza, seja na cor do cabelo, no olhar ousado, no gingado, na forma de se expressar. O inesquecível Arnaldo Jabor deixa registrado a beleza feminina após os 30 anos, quando diz: “A medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que estão acima dos 30. Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer. Elas não ficam com quem não confiam. Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem…”. Um beijo.

  4. elizabeth costa disse:

    otimo post como sempre!!!
    as mulheres de hj em dia são mais independentes e por isso mais donas de si, talvez tenham umas gordurinhas e não sejam tão gostosas, mas o fato de se amarem por estarem realizadas como mãe se revelam mulheres lindas!!! a maternidade fez mto bem pra minha prima, achei q ela ia ficar super feia, mas sinceramente ficou mais “gostosa”

  5. danilo disse:

    Hoje em dia não importa o quesito idade ou se a mulher já teve filhos, cada vez mais elas são considerada um “sex symbol” ou seja a indústria publicitária voltada ao público feminino juntamente com os avanços científicos e tecnológicos produzem diariamente produtos diversos, comerciais, e inovações de tratamentos estéticos vendendo a idéia da “beleza absoluta e eterna”,e devido também as inovações do pensamento social a mulher realmente se cuida e se preocupa mais com sua vida entre outras atividades que antigamente só era atribuída ao homem sem perder sua característica do sexo frágil oque é interessante.

  6. Tatiane disse:

    Por mais tecnologia que possa existir e cuidados que a mulher possa ter com seu corpo a realidade é que a idade chega para todos, mas acredito que se você viveu bem cada fase da sua vida e estiver bem realizada e segura de si, será uma linda mulher que atrairá diversos olhares, pois, uma mulher autoconfiante também é extremamente sexy aos olhos masculinos

  7. Helena Gasques disse:

    Como é dificil essa ditadura para nós mulheres… sempre temos que estar bem próximo do esteriótipo, sempree.

    Acho tão complicada essa questão… mas o negócio é não deixar se abater por esses modelos. Até porque os mesmos não são sinônimo de beleza.

    O que é belo para alguns, para outros… nem é.

  8. Regina Tavares disse:

    Adorei observar a repercussão do texto, principalmente entre nós, mulheres. Me senti num verdadeiro bate-papo. Obrigada pelos comentários de todos!!!

  9. Flávia Serralvo disse:

    Parabéns pelo texto! Agora é esperar pelo mês de agosto para vermos como os papais serão representados nas campanhas publicitárias. Será que eles também serão jovens senhores de 20 e poucos anos?

  10. Cristian disse:

    Na minha opinião não há comentários masculinos para se evitar opiniões machistas que seria alvo de polêmica.
    É óbvio que uma mãe aos vinte anos será diferente de uma mãe de trinta ou quarenta. o que a propaganda quer mostrar é a felicidade e o bem estar da mulher, independente da idade. Que mulher não gosta de se sentir poderosa, gostosa e desejada? que mulher não almeja sucesso profissional e familiar? Ao longo dos anos a mulher vem acumulando diversas funções: Mãe, dona de casa, profissional que ajuda ou banca a casa, ainda tem de cuidar de nós, serem eternamente lindas e gostosas (fato que a competição tá cruel), faltou algo?
    O fato é que independente da idade, vocês mulheres devem ser sim, lindas, maravilhosas, realizadas e principalmente felizes consigo mesmas… Ahhh cuidem um pouquinho de nós homens ok, somos muito dependentes de vocês….

    P.S.: É obvio que também evitei comentários machistas…

  11. deiziane disse:

    nao vi nada de gostoso ai

  12. hahaha artigo excelente parabéns.

  13. mario disse:

    uma mãe gostosa é tudo de bom.

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS