Colou! O adesivo da família feliz na lataria do carro veio para ficar. Quem já não se viu, em um desses engarrafamentos diários, prestando atenção no adesivo do carro da frente? Há dos mais diferentes estilos: a família e seus pets, o casal apaixonado envolto em corações coloridos, o solitário e seu gato, a solitária e seu peixe, o papai churrasqueiro, a mamãe cheia de sacolas de compras e por aí vai. Aliás, parênteses, por que a mulher sempre fica com a imagem de consumista, hein?! Bom, deixa para lá, este é assunto para outro post.

O fato é que a “modinha” urbana tem divido opiniões. Para ser franca, temos verdadeiros apocalípticos e integrados, parafraseando o autor italiano Umberto Eco. Alguns acreditam que caricaturar a imagem de família feliz é mais um dos sintomas de exibicionismo presentes no mundo contemporâneo. Para os mais pessimistas, a atitude, aparentemente inocente, pode deixar os familiares expostos a inúmeras ações criminosas.

Os mais polianos, porém, acreditam que o polêmico adesivo traz dois aspectos positivos. O primeiro diz respeito à vontade de imprimir personalidade aos automóveis e para isso a criatividade corre solta. Já vi adesivos com casais homossexuais trajando sungas coloridas, mulher grávida de gêmeos dando pulos de alegria, entre outros. Sem dúvidas, são cenas divertidas no cenário desolador do trânsito de São Paulo. Em contraponto, já vi o adesivo de uma família com um de seus filhos com asas angelicais, seguido do texto: “Te amaremos por toda a eternidade”. Triste, é pouco.

O outro aspecto positivo, levantado pelos otimistas, vai ao encontro da ideia de que o brasileiro preza a instituição familiar e quer nesta singela homenagem exteriorizar carinho e respeito aos seus familiares. E quem é que não gosta de uma boa dose de afeto, não é mesmo?

Inté!

20 respostas para “FAMÍLIA É TUDO DE BOM”

  1. Elizabeth disse:

    Esses adesivos de familia são mto engraçados eu tava querendo por no carro, mas ainda num achei um q se encaixasse na minha familia!!
    eu e meu pai qdo estamos no transito brincamos de analisar os adesivos, num msmo dia vimos um carro q soh tinha o adesivo do cachorro, outro q tinha uns 10 personagens e outro em q a cabeça da mulher ñ existia mais… ai ficamos flando q a do cachorro o homem só tem o cachorrinho, da familia enorme mostrou uma união otima, e da mulher q só tinha o corpo eles devem ter se separado e a mulher levou a cabeça dela como divisão de bens!!!

    • Regina Tavares disse:

      Oi, Beth. Também fico como você: reparando nos carros alheios pelo trânsito afora. Obrigada por participar de nossas discussões.

  2. Márcio Sola disse:

    Realmente prestamos a atenção nos adesivos e sempre comentamos como as vezes são famílias grandes e outras começando a se construir. Espero que não fiquemos apenas nos carinhos dos adesivos, e sim que isso tranceda realmente para as familias não adesivadas rsrs… Achei bacana tb os adesivos que um posto de gasolina fez, varios bonequinhos, cada um com o nome de um imposto que pagamos, pois essa é uma familia que carregamos tb kkkkk.

  3. Ricardo disse:

    Apesar de muitos comentarem que é uma forma de exposição da família, eu acredito que trata-se de uma demonstração de carinho familiar.
    Certo dia, eu avistei em um carro algo pra lá de diferente: o adesivo trazia avós, pais, filhos, netos,vários animais de estimação e o principal, ” A SOGRA”… rsrsrsrsrs.
    Família unida,cresce unida…

  4. danilo cardoso teixeira disse:

    Bem acredito que a família é a real forma de demonstração de união e afeto pena que muitas empresas e e comerciais diversos tenham distorcido estes valores tão importantes para nossa vida social e emocional, esses adesivos além de demonstrar o sentido do afeto mostra também o lado da banalização deste fator chave

  5. Tatiane disse:

    O engraçado desses adesivos é a possibilidade de se analisar (claro que de uma maneira nada cientifica) o perfil familiar. Costumo prestar atenção ao lado de quem as crianças e animais costumam estar, isso leva a crer que este é o cuidador mais próximo, ou que existe o desejo de ser… Familias com uniformes de times de futebol também dão ótimas análises, assim como familias com uma enorme diversidade de animais.
    Como psicóloga sei que isso é mero julgamento, mas me divirto imaginando as inúmeras expressões do incosciente que se escondem por trás desses adesivos…

  6. Base disse:

    Sim, o brasileiro gosta da instituição “família”. Temos que recuperar os valores familiares e eu vejo que atitudes como essa agem nesse sentido. Valeu!

  7. Fabiana Chagas disse:

    Família é realmente algo que o brasileiro preza mesmo. Eu sempre eparo nesses adesivos. As vezes acho que eles vão se tornar uma espécie de acatar. Tem os malhados com sua família malhada, tem os mais gordinhos, os viajados etc. Uma expressão bonita do ” família unida” =) muito legal!

  8. Bruna Sales disse:

    O conservadorismo, apesar de antigo, está embutido na personalidade brasileira nos dias atuais. É sempre gostoso admirar uma família reunida. É comum o hábito de almoçar na casa da avó no domingo, com a mãe, o tio, o primo e, se caso for, até o papagaio. Talvez diante da modernidade avançada que nos cerca apenas alguns pontos são capazes de nos tocar profundamente. Família, sem dúvidas, é uma delas.

  9. Alfredo disse:

    Existe coisa melhor do que a família? Tudo passa… amigos, namoradas, amores, paixões.. mas a família fica! Fica em você, em sua imaginação, em sua vida, em seus momentos…

    A família é maior benção da vida.

  10. Antonio disse:

    Acho que esses adesivos mostram como todos se orgulham de ter uma família.
    Mesmo que seja uma exposição, até perigosa, mas é bom saber que o carro a frente, ao lado, também possui uma família assim como eu, como você.
    Acho que demonstra que todos nós possuímos afetos familiares e isso é algo tão feliz.. porque nao mostrar?

  11. Felipe Leandro disse:

    Acho que a familia seja a base para tudo, porém esses adesivos tem que sim mostrar a realidade, não adianta ter os adesivos e pouco se importar com a familia. Acho que como qualquer coisa na vida, tem que ser algo verdadeiro e não por estar na moda!

  12. Adriana Nascimento disse:

    Expostos sempre estamos. Se ficarmos o tempo inteiro preocupados com exposição, ficaremos paranóicos. Prefiro ter a oportunidade de homenagear minha família.

  13. Jennifer disse:

    Tb acho muito interessante esses adesivos, tenho no meu carro, mas depois que vi a reporatagem do delegado da policia federal dizendo que esses adesivos sao um prato cheio para os sequestradores, mta gente andou tirando, pq ate os carros BMW, tem esses adesivos..

  14. Cidália disse:

    Professora, mesmo que seja perigoso, modinha, referencia…RSRS… as famílias são Ilárias, acaba sendo um entretenimento para o transito diário, eu pessoalmente não colocaria, mas gosto de ver e observar os alheios…rsrs. E é uma forma de expressar a harmonia e o afeto familiar, e quem sabe os adesivos estimulam as pessoas a pensarem mais nas famílias e aderirem a união no lar. Um abraço!!!Inte!!!

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS