MAIS ASTRONOMIA

14/mar/2011

Em 1608, um fabricante de óculos holandês desenvolveu uma espécie de “óculos de alcance”, que trazia os objetos oito vezes mais perto. O matemático italiano Galileu Galilei soube da novidade e não demorou a construir seu próprio instrumento, com melhorias que permitiam um aumento de 20 vezes. A genialidade de Galileu não se deu apenas no aperfeiçoamento dos tais óculos, mas principalmente na sua utilização. Em vez de ficar bisbilhotando a vizinhança, ou observando navios distantes, Galileu apontou sua invenção para os céus e fez mais descobertas que mudaram o mundo do que qualquer outro já tinha feito antes.

Esse foi o marco inicial de uma ciência chamada Astronomia. Desde então, outras invenções revolucionárias ampliaram enormemente nossa percepção do universo. São telescópios localizados no alto de montanhas em desertos inóspitos ou a 300 mil quilômetros de distância no espaço, detectores de radiação enterrados no gelo do pólo sul e aceleradores de partículas tão grandes que atravessam países. Por isso, hoje sabemos que a Via Láctea é apenas uma entre bilhões de galáxias, compostas por dezenas de bilhões de estrelas cada uma. Podemos descrever o surgimento da matéria, a formação das galáxias, o nascimento das estrelas e de seus subprodutos, os planetas. Nos arriscamos até em prever quando e como se dará o fim do sistema solar.

Nestes 400 anos nosso acúmulo de conhecimento foi de tal magnitude que, recentemente, descobriu-se que 95% do universo é formado por algo completamente desconhecido. A maior parte do universo não é feito do mesmo material que nós somos feitos, de átomos. Parece que estamos vivendo um novo período pré-galileano. Então, o que está por vir pode ser ainda mais fascinante e revolucionário. Para saber mais, irei participar no próximo sábado do I Encontro de Astronomia da Universidade Cruzeiro do Sul, que reunirá os maiores especialistas brasileiros no assunto. Vamos? Maiores informações acesse o site da Cruzeiro do Sul.

3 respostas para “MAIS ASTRONOMIA”

  1. Helena Gasques disse:

    95%? Eu realmente não sabia que era tudo isso!
    Sempre fui interessada nessas questões de astronomia, física… desde o colegial!

    Com certeza irei na Unicsul Liberdade para conferir esse encontro! Apesar de meu curso não ter nada a ver, acho interessante descobrir coisas do gênero.

    • Renato Padovese disse:

      Cara Helena,
      Espero que tenha ido e gostado do evento. Fique atenta porque é provável que o II Encontro de Astronomia ocorra já no próximo semestre.
      Um abraço.

  2. simeia maeli botton disse:

    Conferi de perto,gostei muito,achei fantastico os temas abordados.
    Os professores que deram as palestras são exelentes,todos eles parabens;o conhecimento que obtive ali foram sem duvidas essencias .
    Parabens aos organizadores deste evento da cruzeiro do sul.

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS