O SEGREDO

15/fev/2011

Steve Jobs licenciou-se do cargo de CEO da Apple, por problemas de saúde. E as ações da empresa caíram. Os analistas financeiros se preocupam com futuro da companhia sem o seu principal executivo. Afinal, Jobs é tido como visionário, brilhante, gênio do marketing, excelente negociador, “popstar”, adorado pelos aficionados em tecnologia, pelos produtos inovadores que idealiza, e cultuado no mundo dos negócios, por ter livrado a Apple da bancarrota e a transformado na 2ª maior empresa do mundo em valor de marcado.

Qual O SEGREDO de Steve Jobs? Existe um sem número de biografias tentando decifrar este mistério, mas com certeza não é a lei da atração. Uma pista foi dada pelo próprio Jobs, em discurso para uma turma de formandos.

Ele conta que enquanto freqüentava a faculdade e as disciplinas regulares não o empolgavam, matriculou-se num curso de caligrafia na própria universidade. Aquilo parecia não ter qualquer utilidade prática, mas era “lindo, histórico, artístico, fascinante”. Dez anos mais tarde, toda essa emoção foi colocada nos computadores Macintosh, os primeiros com tipografia bonita, múltiplos estilos de letras e espaços proporcionais.

Embora cultive certo orgulho por ter abandonado a universidade, o ambiente universitário não deixou de imprimir marcas profundas na sua vida. E foi uma atividade extra-curricular, daquelas não diretamente ligadas à formação, que mereceu destaque no discurso. Claro que não é preciso (nem recomendável) tomar uma atitude radical como a dele, largar os estudos e sair procurando assuntos mais interessantes.

Atualmente, os currículos modernos reservam boa parte da carga horária para as chamadas atividades complementares. Além disso, as ferramentas de educação à distância permitem trabalhar conteúdos sem a presença física num período específico. Ou seja, há mais espaço na agenda para conhecer coisas novas. E este blog pretende ser um canal eficiente de informação sobre eventos culturais e científicos, palestras, cursos, debates, pesquisas, descobertas, programas sociais, enfim, tudo o que rola na universidade, sempre com alguma opinião, análise, reflexão ou descontração.

Não dá pra saber exatamente o que fará a diferença. Se não é possível prever o futuro, só nos resta construí-lo. Então, explore o máximo de suas possibilidades agora, com tudo o que uma universidade pode proporcionar. Talvez o segredo de Steve Jobs esteja na frase: “siga seus instintos e sua curiosidade, acredite que tudo vai ficar bem…” Para se diferenciar, é preciso fazer coisas diferentes. Por isso, não deixe de acompanhar o blog.

8 respostas para “O SEGREDO”

1. Luciano Benitez disse:

Parabéns pela iniciativa. Hoje a informação tecnológica é primordial para o nosso conhecimento.

2. Este Blog ficou muito interessante, adorei a iniciativa e espero que continue cada vez melhor, afinal a instituição Cruzeiro do Sul está sempre atualizada e pensando na Educação. Parabéns!

3. Igor Prokopowitsch disse:

Atualmente, nesta era de web mundial, somos bombardeados constantemente por informações e histórias de vida como o do Steve Jobs. Isto confirma que o “Segredo” está em achar dentro de nós o prazer de fazer a diferença. Parabéns pelo blog que está fazendo esta diferença.

4. João disse:

Acho que o Steve Jobs não tem nenhum segredo. Talvez a sua capacidade visionária e de procura da inovação tenham claramente marcado a diferente. Steve Jobs ficará para sempre na história como um visionário de sucesso que mudou a vida de milhões de pessoas com os produtos inovadores da Apple.

5. Thiago Leite disse:

Infelizmente vimos este grande genio partir, é sem duvida uma das maiores perdas no nosso mundo.. Não tenho palavras para descrever o que sinto com a perda de Steve Jobs, espero que esteja lá na companhia do Senhor.

6. Rafael disse:

muito bom, gratidão por compartilhar esse conhecimento, agradeço muito.

7. Alicio disse:

muito boa essas dicas, adorei mesmo, acho que todo mundo deveria conhecer esse maravilhoso assunto, gratidão por compartilhar!

8. Milena disse:

aprendi realmente muito com seu site, muito obrigado mesmo!