Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04), nós propomos uma ação diferente: hoje não basta ler, você também terá que agir!

O Prof. Ms. Alexandre Silva, da Fisioterapia da Cruzeiro do Sul, preparou dicas de exercícios que ajudam a prevenir doenças ocupacionais (como por exemplo as Lesões por Esforços Repetitivos – LER e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT) e geram muito mais qualidade de vida. Preparados?

Dia-Mundial-Saúde

 1. Subir/descer escadas

É uma atividade simples para fortalecimento da musculatura da perna. É interessante começar aos poucos. Quando ficar mais fácil, adicione outro lance.

2. Ponta dos pés

Subir e descer nas pontas dos pés. É um exercício para fortalecimento da panturrilha e aumento da circulação. Faça três séries de dez repetições por dia.

3. Alongamento da região lombar

Tentar encostar as mãos o mais próximo aos pés sem dobrar os joelhos. Essa ação ajuda a reduzir a dor lombar e previne problemas futuros, como hérnias.

4. Exercícios Ativos Livres

Fazer com a cabeça o movimento de sim e não com bastante amplitude, além de movimentos circulares. Faça três séries de dez repetições por dia de cada movimento.

5. Massagem na região dos olhos

Massagear a região dos olhos e testa com movimentos circulares. É uma ação que proporciona conforto a quem trabalha em frente ao computador por muito tempo.

6. Alongamento do punho – músculos flexores

Exercício para quem digita. Uma das mãos é dobrada para cima, como no sinal de pare, enquanto a outra a empurra em direção ao corpo.

7. Alongamento do punho – músculos extensores

Mesmo movimento, entretanto com a mão dobrada para baixo.

8. Movimentos circulares no punho

Movimentar os punhos circularmente para a esquerda, e depois para a direita.

9. Fortalecimento Abdominal

Sentado na cadeira, com postura ereta, contrair a musculatura abdominal sem deixar que a coluna fique muito encurvada.

2 respostas para “Prevenir é sempre melhor do que remediar!”

  1. Roseli Carvalho disse:

    Olá, gostei muito dos exercícios! Será que tem uma dica para dores nas costas, sofro muito com isto.
    Obrigada

  2. Doutor Rodolfo disse:

    Ótimas as dicas muito obrigado!

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