Por Regina Tavares

Quando fui convidada a falar sobre minha relação com o Colégio Cruzeiro do Sul, me senti lisonjeada e, simultaneamente, reticente. Como eu poderia falar de algo tão intrínseco a mim, em tão poucas linhas? Afinal, eu havia vivenciado o ensino infantil, fundamental, médio e superior nesta instituição de ensino. E hoje, ainda tinha o privilégio de lecionar no curso de graduação em Comunicação Social. De toda forma, aceitei o desafio e espero que meu depoimento retrate minha sincera gratidão.

50 anos

Comecei minha vida escolar no dito “Cruzeirinho” aos 7 anos de idade. Já naquele período, uma instituição que não fazia jus ao diminutivo. Pelo contrário, uma instituição de ensino grandiosa em valores e dimensão. Refiro-me aos valores, pois lá aprendi a associar o conhecimento teórico e discursivo a uma prática e caráter de extrema valia para a cidadã, profissional e docente que sou hoje. Ressalto a dimensão da instituição, pela sua discrepância positiva em relação às demais instituições de ensino presentes na região da zona leste. Notoriamente, desde o seu surgimento, houve grande empenho da coordenação pedagógica em inovar a aprendizagem ao incluir o ensino de informática no currículo, ainda pouco usual à época; ao conceber espaços diferenciados como o laboratório de línguas para o ensino de inglês e espanhol; ao estruturar o vasto acervo disponível nas bibliotecas; ao conceber eventos culturais e esportivos memoráveis ao longo dos anos letivos e, principalmente, ao empenhar extremo rigor na seleção e capacitação de seu corpo docente. Sem dúvidas, tais professores foram fundamentais para a minha formação. Certa de que os ensinamentos de um professor podem ressoar eternamente em diferentes ocasiões de nossa vida, sei que continuarei aplicando muitas lições apreendidas com tais tutores no passado. Afinal, completei apenas 12 anos de docência. Ainda há muito o que aprender.

Enfim, sinto saudades dos tempos do Colégio, mas não saudades melancólicas. Sinto saudades ternas dos mestres Flora, Janete, Ademar, Wanderley e tantos outros. Saudades das excursões orientadas por inspetores atenciosos. Saudades das tias da cantina e do pipoqueiro. Saudades de amigos ainda presentes em meu convívio. Saudades das broncas da Diretora Penalva e de tudo o mais. Sinto saudades e gratidão pela feliz infância vivida!

10 respostas para “Colégio Cruzeiro do Sul: 50 anos”

  1. ChefApp Cardápio Digital disse:

    ChefApp Cardápio Digital para Restaurantes

  2. Sheila disse:

    Tenho pesquisado bastante pelo colégio e só tenho escutado ótimas recomendações… Pretendo colocar meu filho assim que possível! Parabéns, o blog é muito legal também!

  3. Agência digital disse:

    Parabéns!

  4. Carol disse:

    Parabéns! Por todo esse tempo se dedicando ao ensino! Se doando e transmitindo conhecimento!
    Parabéns também á todos os envolvidos dessa rede de ensino!

  5. Carlos Terrenos disse:

    Tenho uma sobrinha que estuda no Cruzeiro do Sul, tenho certeza que ela será uma boa profissional.

  6. Angela Cassiano de Araujo disse:

    Olá Regina ,
    Foi muito bom ler seu artigo ainda estou no colégio e sinto orgulho dele.
    Tenho certeza que fará bem também a todas as pessoas que citou e a todas outras que não seria possível relacionar.
    Parabéns à todos!!

  7. Parabéns pelos 50 anos. E que venham muitos e muitos aniversários. :)

    Beijos,

  8. Estudei no Colégio Cruzeiro do Sul por 5 anos e foram uns dos melhores da minha vida! Parabéns à administração e aos excelentes professores!

  9. Liana disse:

    50 anos de sucesso não é para qualquer um. Parabéns e que venham mais 50 anos de muito sucesso!!!

  10. luciana disse:

    50 anos e uma instituição muito respeitada! Cruzeiro do sul sem dúvida é um dos melhores colégios do brasil.

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS