Por Regina Tavares

Exatamente hoje (3/7), o já considerado ‘cult’ De volta para o futuro completa 30 aninhos. Aclamado pelo público e pela crítica, o filme hollywoodiano “De volta para o futuro”[1], tornou-se, em plena década de 1980, um marco para a ficção científica. A concepção de uma máquina capaz de viajar no tempo reverenciava o ápice da humanidade e do domínio da técnica, assim como afugentava o temor pelo descontrole do tempo e pelo risco do esquecimento de determinados indivíduos e suas conquistas.

O empenho da ficção De volta para o futuro em retomar o otimismo prometido pela modernidade e corrompido por guerras mundiais, ameaças de aniquilação nuclear e destruições em massa, está explícito em seu título. Afinal, após viajar para o passado na intrigante máquina do tempo forjada em um notável De Lorean e vivenciar situações inusitadas e desafiadoras, coube aos personagens centrais retomarem o “tempo-presente” como desfecho da trama. Porém não um “tempo-presente” qualquer, e sim o “tempo-presente-futuro”.  O título “De volta para o futuro” parece expressar a crença de que o século XX seria o auge da modernidade.

de volta para o futuro
imagem: divulgação

Entretanto, as ressacas pós-Iluminismo e pós-Modernismo colocaram em dúvida as aspirações do domínio da tecnologia em favor da emancipação humana e aproximaram, progressivamente, o fantasma da opressão universal vivenciada nessa mesma época. Ao observar o mundo ao nosso redor e todas as suas idiossincrasias e injustiças, reconhecemos nossa barbárie ancestral e ficamos frustrados em admitir que nem a mais sofisticada das tecnologias garante a civilidade. Nesse sentido, talvez o futuro não seja tão evoluído, como julgávamos antigamente.

 

Boas férias!!!



[1] De volta para o futuro é um filme norte-americano, datado de 1985 e dirigido por Robert Zemeckis. A distribuição foi realizada pela Universal Pictures.

16 respostas para “É pic, é pic, é pic, é pic, é pic…”

  1. Danilo Freitas disse:

    Marcou minha adolescência, pra mim esse foi o melhor filme da década de 80, não me canso de assistir.

  2. Juliano disse:

    Só em ver as imagens do filme, parece que assistir o filme ontem, esse filme marcou minha infância, sempre assisto!
    Obrigado por fazer eu voltar no tempo por uns minutos rsrsr.

  3. Carla Moraes disse:

    De volta para o futuro é meu filme favorito =)

    Nossa 30 anos?! Me senti velha agora rsrs…

  4. قیمت مرغ disse:

    Graças a este post

  5. Edson Oliveira disse:

    tive a oportunidade de entrar no carro quando fui visitar a universal studios em los angeles.. q nostaugia

  6. Matheus disse:

    Sem dúvidas! Como o caro colega comentou acima, é um dos filmes que também mais marcaram a minha infância, principalmente o hoverboard, que ao que tudo indica irá se tornar realidade em breve, muito legal ver que as ideias do passado estão se tornando realidade com o avanço da tecnologia. Com certeza foi uma das melhores franquias de filmes que assisti.

  7. Mayara disse:

    Um dos meus filmes favoritos, marcou minha infância e adolescência. Gosto de ver que ele continua sempre em pauta.

  8. Damaris disse:

    Esse foi um dos filmes que marcou e divertiu a todos e mesmo depois de anos causa o mesmo efeito nos mais novos e em nós,os antigos que já assistimos tantas vezes! Ainda espero a evolução tecnológica conseguir o tal “skate” voador e claro, a evolução no geral rs

  9. Wellington disse:

    Esse é um daqueles que você assiste 10 vezes

  10. Lidomar disse:

    Chorei de emoção quando chegou o dia 21/10/2015 lembrei da sena do filme.

  11. Luciana disse:

    Quantas recordações. Fantástico este filme! Fez parte da minha adolescência para mim é uma obra-prima que o cinema criou para a eternidade.

    E o De Lorean, hein? Que máquina fantástica!

  12. John disse:

    Aquele momento onde eu paro e vejo que estou ficando velho… Rs.

  13. Gustavo Santos Dias disse:

    Bons tempos!

  14. noemia disse:

    Nossa, amo assistir esse filme faz me lembrar da minha infância!!!

  15. Patrick disse:

    O primeiro pack de Dvds que comprei foi do BTTF…quando eu era criança assistia em VHS que gravei da televisão, dando pause nos comerciais…kkkk saudades daquela época.

  16. Alexsandro disse:

    Noooooossa! Que saudades que bateu forte agora! rs

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS