Carlos Augusto B. Andrade

É difícil acreditar que as coisas mudem. Quero acreditar, mas as iniciativas políticas de intervenção no espaço urbano cada vez me tornam mais cético.

Vocês devem conhecer a tal da Zona Azul. De acordo com o site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ela foi criada em 31/12/1974, por meio “do Decreto 11.661, com o objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, racionalizando o uso do solo em áreas adensadas, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento”.

logo zona azul

Como todo ato de governo, sempre parece que a intenção é boa, no entanto fica a pergunta: por que devo pagar Zona Azul para estacionar em frente ao portão da minha casa? E o que se faz com a taxa de R$ 5,00 (cinco reais) por hora do veículo estacionado. Sem contar que os estacionamentos, principalmente nas chamadas áreas adensadas que a lei preconiza cobram taxas exorbitantes sem nenhum tipo de fiscalização.

Que Zona é essa? Já pagamos IPVA (para circular com nossos carros), IPTU (imposto sobre nossas casas), além desses, seria justo pagarmos um terceiro imposto para deixar nossos carros parados em vias públicas que, também, pagamos para asfaltar, para deixa-las limpas com os serviços de limpeza urbana. Daqui a pouco, estaremos pagando para usar o espaço aéreo que está sobre nossas casas. Que tal um novo imposto o ISRV (imposto sobre roupas no varal), ou o ISCC (imposto sobre circulação na casa).

cartão zona azul

Gosto da imagem do coração no talão de Zona Azul e os dizeres são bem interessantes “Dê preferência à vida, respeite o pedestre”. Ela só serve para atenuar a raiva que tenho de pagar a taxa abusiva cobrada por folha.

No dia 06/05, meu carro foi roubado, posso cobrar a prefeitura por tê-lo estacionado em uma vaga de Zona Azul? Onde está a segurança que a população precisa? Todo esse dinheiro arrecadado vai para que lugar? É gasto de que forma?

Impostos são para quê? Pagamento de campanhas políticas? Enriquecimento ilícito? O que me deixa mais intrigado é que passamos por tudo isso sem abrirmos a boca. Todos os governantes que entram fazem o que bem lhes na dá telha e assim vai caminhando a humanidade.

No próximo post quero falar da “Ciclo Via” na Avenida Paulista… O cartão postal da cidade de São Paulo se transformou num canteiro de obras sem propósito claro e definido.

É hora de acabar com essa zona.

 

7 respostas para “Zona Azul: uma verdadeira zona”

  1. REGIANE SILVA disse:

    O Pior, mês passado parei na rua 25 de março e paguei na mão desses “cuidadores” de carros o Zona Azul pelo preço de R$ 10,00. Eles justificam que o valor é pela vaga guardada. Sim, você não estaciona em nenhuma “vaga” do Zona Azul.
    Após quase 30 dias, chegou uma notificação que eu estacionei em local permitido apenas para Zona Azul. Pergunta: aonde um imbecil guarda um zona azul já preenchido para levar ao DSV e entrar com recurso? Sabe o que eu ouvi do atendente? É a sua palavra contra o do agente de trânsito que vc colocou o Zona Azul.
    Quer saber? Isso está uma ZONA! A prefeitura corre atrás de recursos financeiros para compensar seu rombo nos cofres públicos. Tenho muitas dúvidas se esses “agentes” recebem comissão sobre multas aplicadas.
    Não tem limites, fazem o que querem.
    ZONA!

  2. Mari disse:

    Realmente Professor… o que mais entristece é que a população só reclama mas não vai a luta para verdadeiras mudanças!

  3. Valdeir disse:

    Essa Zona Azul está mais pra zona de cabaré. Pagar para estacionar em lugar particular tudo bem, agora em via pública? Daqui a pouco vamos ter que usar Zona Azul para deixar o carro estacionada dentro da nossa própia garagem!

  4. Sara disse:

    Você falou muito bem no artigo. Parabéns.

    Eu também confesso que fico irritado com essa zona Azul. Onde conseguem ver oportunidade de lucrar, estão fazendo muito bem.

  5. Eduardo disse:

    Deveriam ter mais textos como esse pra abrir os olhos de cada vez mais pessoas. As coisas precisam mudar, mesmo a simples “zona Azul” precisa mudar.

    Parabéns pelo texto.

  6. Cassio disse:

    Acho que isso acontece em todo o Brasil. É muita coisa que precisamos ficar atentos.Parabéns pela matéria.

  7. Andrea disse:

    E agora, a zona é digital!

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS