Carlos Andrade

 

O ser humano vive de tradições. Elas são das mais variadas: religiosas, familiares, gastronômicas.

Entre elas, percebi uma que ainda não havia saltado aos meus olhos. Ao fazer compras na feira de domingo, lá estava a Barraca de pastel da Cris bombando.

Um fila de pessoas imensa, querendo traçar um pastel. Uma das atendentes já disparou:

- Um especial de carne, outro de frango.

A outra não teve dúvidas:

- Rapidinho um de espinafre com queijo e o famoso camarão da Cris. Os mais vendidos.

Pastel de camarão

Não havia brigas na fila, todos comportados e prontos para esperar aquela massa bem recheada e frita no tacho cheio de óleo picante. Felizes, os clientes cumprimentavam a Cris, como se fosse aquela pessoa querida da família. Cris não deixava por menos: “levou quatro, qual deseja de brinde?”.

Percebi que, semanalmente, assim como muitos vão à Igreja, a barraca da Cris era também cortejada. Sem o pastel, como seria o domingo?

Entrei na fila, mesmo não podendo comer fritura. Afinal depois de uma tremenda gastrite; fritura deveria estar longe da minha alimentação. No entanto, como eu ficaria sem entrar naquela apoteótica necessidade do pastel quentinho, cheiroso e bem recheado. Poderia estar cometendo um sacrilégio, acabando com a tradição. O que aqueles vizinhos pensariam de mim?

Cheguei perto e disse: “Cris, um de camarão e um bolinho de bacalhau para viagem”. Ela, sorridente, não deixou por menos: “só isso hoje?”. Como não queria contrariar o universo, disse correndo: “ah, pode então por o delicioso quatro queijos”.

Missão cumprida, feira feita. A volta para casa tem um ar de dever cumprido e nada de penitência, pois o saquinho do pastel estava no carrinho.

Pastel de feira

E aí? Querido leitor, vai um pastel quentinho?, afinal:

Pastel nosso de cada domingo,

Bendito o óleo em que foste frito,

Venha, a nós, o aroma delicioso da carne seca com queijo,

Agora e na hora do café.

Abraços e até a próxima…

Uma resposta para “O Pastel nosso de cada domingo!”

  1. Natália Evelin disse:

    Gostei Parabéns!

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS