Olá queridos leitores,

Faz tempo que deixei meus amigos blogueiros na mão.

Muitas coisas a serem feitas nesses últimos meses. Acabei esquecendo, um pouco, como é prazeroso escrever com o coração. Pode até soar como pieguice, mas acredito nisso de verdade. Podemos ter toda a destreza para construir um bom texto, mas há uma magia especial que nos envolve quando escolhemos palavras que representam aquilo que desejamos mostrar para nossos leitores, algumas delas, diria que são forjadas no fogo, preparadas para serem colocadas naquele lugar precisamente.

Hoje, gostaria de conversar sobre “ir além”, “superar-se”. Nesse nosso mundo louco, às vezes ficamos resignados a atividades repetitivas que nos deslocam de uma vida mais sensível e prazerosa, por isso mesmo desacreditamos de que é possível “ir além”. Achamos que se cumprirmos o arroz com feijão de cada dia, está tudo bem.

Acho que sempre é possível “ir além”, “superar-se”. E veja, digo isso não para que os outros vejam, mas para que nós mesmos possamos sentir essa evolução. É importante criar elementos motivadores que nos façam reconhecer, revelar nossas próprias maneiras de alcançar nossos sonhos. Ah, é muito importante tê-los (sonhar é preciso). Se ainda não pensou neles, nos objetivos de vida, agora é o momento… 1, 2 e 3… Conseguiu? Esforço minha gente, nada é de graça, tudo depende de nós.

Por que estou falando sobre essas coisas. Eu mesmo preciso de exemplos para continuar na procela, olhando para adiante e sonhando sempre. E isso aconteceu quando assisti nessa semana o telejornal que mostrou algumas provas das paraolimpíadas. Além de ficar motivado pela garra desses atletas, ficou claro para mim que sempre possível ir além.

Depois de ver a coragem de buscar superação nesses atletas, deparei-me com um vídeo na internet que mexeu muito comigo, você podem até conhecer, se já viu reveja. Fiquei impressionado com a de Nick Fujicio. Pare um momento com sua correria e assista/reveja:

Essas pessoas são como nós, buscam um lugar ao sol. E, puxa, elas dão tudo para alcançar seus sonhos e objetivos. Está na hora de fazermos o mesmo, não acha?

Que tal estudarmos indo além, que tal construirmos nossas amizades indo além? Quem sabe agora mesmo, enquanto lê esse texto, não queira dar uma paradinha e ir além, dando um abraço em quem está por perto. Sempre é possível superar-se.

Meus amigos blogueiros Regina, Marcelo e Renato continuaram escrevendo enquanto eu tive de dar uma paradinha para resolver outras coisas. Não deixei de ler os textos que postaram. Confesso que emocionei-me com muitos deles, ri com outros, aprendi com todos. É isso amigos, sou fã de vocês.

Agora é sua vez cara leitor…

Parafraseando o texto que termina praticamente o filme “Superman; o retorno”, eu gostaria de dizer que nunca estamos sozinhos, pois:

Você pode ser diferente.
Às vezes, as forças vão se esvair.
Lembre-se: você nunca estará só.
Nossas forças estarão unidas.
Poderá ver minha vida com seus olhos,

Assim como verei a tua com os meus…
O mestre transforma-se no discípulo… e o discípulo se transforma no mestre.

Um abraço forte, bem apertado e vamos juntos… sempre juntos, adiante e além.

35 respostas para “Será possível ir além?”

  1. Sandra Regina - Letras 1 A disse:

    Professor Carlos,

    Muito obrigada por esse texto tão inspirador. Como bem disse: “sonhar é preciso”, e quando vemos exemplos de superação extrema, nos damos conta de que muitos de nossos sonhos dependem da nossa própria superação e só são impossíveis porque não arregaçamos as mangas para concretizá-los.
    Obrigada, abraços.

    • Carlos Andrade disse:

      Oi Sandra, grato pelo carinho, esse tema mexeu comigo, pois temos tantas coisas para agradecer e muitas vezes nos sentimos desanimados. Há sempre o que fazer para vencer, não podemos desistir. Abração

  2. Ana Paula - 1 A disse:

    Graças a Deus, eu tive a oportunidade de trabalhar e até conviver com essas pessoas que estão sempre em busca de seus objetivos, sem se importarem com o que o outro pensa. Aprendi demais com isso. E esse texto nos motiva muito a sempre acreditarmos que podemos ir além. Muito mais além. Independente dos obstáculos que encontraremos no caminho. Grande abraço, Professor.

  3. Gisele Ap. Rodrigues - 1 A disse:

    São textos e vídeos como esses que nos mostram e nos dão forças para chegar onde queremos, basta termos força de vontade, pois temos tudo para conseguirmos. Abraços Professor.

  4. Andrea Morais disse:

    Que verdade seja dita as vezes é preciso ver alguém em uma situação mais dificil do que a nossa para percebemos o quão somos felizes e o quão longe podemos chegar se realmente nos propusermos a isso! Obrigada Professor! É sempre bom ter um empurrão desses para acordar e olhar a vida da maneira certa!
    Boa Noite

    • Carlos Andrade disse:

      É verdade Andrea. Ao escrever o texto a gente acorda também para mutias coisas. É possível ir além, não tenho dúvidas. Abraços.

  5. Mariane PMSousa 1 A letras disse:

    Com certeza ao olharmos o desempenho e a garra das pessoas com deficiencia física, vemos que nós não fazemos nem metade das coisas que eles fazem. É preciso deixar um pouco de lado as tarefas rotineiras e ir atrás de nossos sonhos. Obrigada pelas palavras Prof. Abraços.

    • Carlos Andrade disse:

      Oi Mariane, que bom que você curtiu o texto. É preciso sempre olhar para essas questões, pois elas mostram que nunca devemos parar, há sempre como dar mais um passo. Abraços

  6. Mariane PMSousa 1 A letras disse:

    Com certeza ao olharmos o desempenho e a garra das pessoas com deficiencia física, vemos que nós não fazemos nem metade das coisas que eles fazem. É preciso deixar um pouco de lado as tarefas rotineiras e ir atrás de nossos sonhos. Obrigada pelas palavras Professor!

  7. Flavia Valeria disse:

    Qd eu crescer quero ser igual ao Senhor….

  8. Ana Paula Prado - Letras - 6.A disse:

    Nada em nossa vida é “por acaso” e seu texto e esse vídeo vieram exatamente na hora em que eu estava me sentindo cansada, desanimada, talvez um pouco frustrada…
    Foi uma injeção de ânimo para que eu voltasse a realidade. Eu sou positiva sempre e quero continuar assim!

  9. Kédma França disse:

    Maravilhoso tudo que li, e confesso amei deu uma força. Que Deus lhe abençõe Prof° Carlos’…

    • Carlos Andrade disse:

      Grato Kédma, é bom saber que Deus nos dá força. Melhor ainda é ter a certeza de usá-la, grato pelo carinho e por ter curtido o texto. Abração.

  10. Christian Eugenio Ribeiro disse:

    Realmente professor, ao vermos todos estes exemplos de superação, devemos procurar sempre ir além. Devemos procurar ser e fazer sempre o melhor em todas as atividades que norteiam a nossa vida.
    Problemas sempre irão surgir, mas devemos saber lidar com as situações, absorvendo sempre algum tipo de ensinamento ao final de cada situação.
    Exemplos, como estes, nos fazem refletir que muitas das vezes nossos problemas tornam-se pequenos e, até mesmo, insignificantes se comparados a outros.
    Abraços e bom fim de semana.

  11. ana paula caetano da silva martins disse:

    Esse texto mostra que tudo que temos sonhado pode realizar-se.Dando sempre o primeiro passo.

    Quando Deus nós formou colocou dentro de nós muitas habilidades precisamos coloca-las em prática.Então “nunca” diga eu não sei, eu não consigo.Vamos ” ir além”.

    Abraços Profº Carlos

  12. Samara Maia disse:

    Pensamos muito antes de fazer algo que está fora do nosso mundo e do nosso costume, dificilmente pensamos em ir além dos nossos paradigmas, nos fechamos na nossa bolha e ficamos presos ao dia a dia monótono, seria muito bom se cada um parasse, inclusive eu mesma, para pensar em mudar nossos pensamentos, deixar de lado tudo o que nos impede de criar algo novo, deixar de lado a frase” Eu não consigo”, nós somos humanos e nós podemos tudo, não importa se sou alta ou baixa, gorda ou magra, deficiente físico ou mental, não existe distinção entre querer e poder, o que pode nos impedir de ir além somos nós mesmos e essa mania de contentar-se com a zona de conforto criada ao longo de uma vida sem sonhos considerados “impossíveis. “SE EU QUERO, EU CONSIGO”

  13. Maiane Santos disse:

    este texto faz nos pararmos pra pensar, será que não nos achamos incapazes, quando na verdade somos. Exemplos podemos ver de superação com essa pessoas, que superam a dificuldade! estão sempre em busca de algo melhor, metas e objetivos a serem alcançados, mesmo quando parecer ser difícil, daí vem a expressão ” um lugar ao sol”.

  14. Vinícius Rios Soares disse:

    Palavras muito bem pensadas, antes de serem aplicadas num texto, fazem grande diferença na vida de quem as lê. E esse texto é um exemplo ímpar disso. Parabéns, prof° Carlos. Seu dom de dominar a escrita e as palavras, é notável! E parabéns para a nossa amiga Samara também. Fiquei impressionado com tamanho capricho no comentário. Abraços!

  15. Patricia Angela disse:

    Nossa que texto lindo.! Uma historia de superação que não faz a gente pensar em como somos ingratos, mas que também podemos nos superar. Todas essas pessoas que superam as dificuldades nos mostram que muito além de destruir as barreiras por não ter um corpo físico “perfeito”, é importante destruir barreiras em nossos corações e passar a acreditar no próprio potencial. Meus parabéns pelo belíssimo texto .!

  16. Cíntia de Almeida Cardoso disse:

    Maravilhoso professor. O senhor sempre com palavras sábias. Como o senhor disse, sonhar é preciso, muitas vezes focamos nos problemas, dificuldades nisso e naquilo, sonhos que AINDA não se cumpriram, e esquecemos de lembrar de TUDO que Deus já fez por nós. Nos esquecemos que temos um dia maravilhoso preparado por Ele pela frente e simplesmente acordamos dizendo: “Ai, mais um dia! Ai, dia inteiro de trabalho. Ai, estudar de novo.” E o mais engraçado é que se não trabalhamos, reclamamos, choramos. Se não estudamos, dizemos: “Ah, como queria ter condição de fazer uma faculdade.” Se temos um dia vazio, sem nada para fazer ficamos entediados.
    O ser humano é assim, insatisfeito, por isso aprendi a dar valor para as coisas pequenas que Deus já fez e faz por mim. Devíamos agradecer no mínimo 20 coisas todo dia quando acordamos à Deus. Obrigada Senhor por mais um dia, obrigada pelo sol, obrigada por eu ter um chuveiro com água quentinha para tomar banho, obrigada por eu ter minha família, obrigada pelo meu trabalho, obrigada por aquele dia em que … etc. Nossa vida seria muito mais motivada se focássemos nas coisas boas e agíssemos novamente como crianças.

  17. Carlos Andrade disse:

    Olá Vinícius, grato pelo carinho. Temos de lembrar sempre que é possível ir além, abração.

  18. Kamira S.Nicolau de Souza disse:

    O texto e o video chegaram em boa hora, eles fizeram a diferença. Quando tudo parece estar perdido… E aí vem esse rapaz do video mostrando que o simples fato de estarmos respirando é uma vitória. Realmente as palavras do texto foram forjadas, não em fogo, mas em mim, pois, se encaixaram perfeitamente em minha mente e em meu coração. Obrigada

  19. Miqueias Fernandes dos Santos disse:

    Querido Professor, obrigado por esse texto maravilhoso! Concordo plenamente contigo que devemos ir além em tudo na vida. Precisamos ultrapassar a barreira da mediocridade pra ajudarmos outras pessoas. Abs

  20. Renata da Silva disse:

    Lindo Lindo esse texto professor, me ajudou a refletir muito sobre os meus Objetivos.

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS