Malditos cientistas! Assassinam Deus, criam verdades inabaláveis e em seguida, as negam e as ignoram. Deparam-se com o conhecimento técnico, julgam-se antropocêntricos e ovacionam o dualismo de Descartes. Instituem o Iluminismo, se enchem de razão e tentam dominar o mundo.

Entre mortos e feridos, em grandes guerras mundiais, conhecem a face da barbárie e se desencantam com o marxismo e a humanidade. Confiam a crítica ao Positivismo no Movimento Estudantil de 1968. Aparecem-me com a 1ª Lei da Termodinâmica e, depois com a 2ª. Instituem o Caos, a Desordem e por fim, a Teoria da Complexidade. Daí em diante, passam a condenar Descartes. Encantam-se com a Física Quântica, comprimem o tempo e o espaço, perseguem a cura para as mazelas do homem, anunciam a revolução da Cibernética e da Robótica. Adotam carinhosamente o prefixo “bio” e assim, nos chamam a atenção com suas novidades em Biotecnologia, Biopolítica, Biomedicina e bio sei lá mais o quê.

No cinema, oscilam entre os papéis de vilões e mocinhos. Já receberam o apelido de nerds ou geeks, e hoje, desfrutam do status de descolados e geniais. Alguns publicam um livro por ano, numa fruição duvidosa. Outros levam uma vida inteira para apresentar uma única publicação, lentidão igualmente duvidosa aos olhos das editoras e dos órgãos de pesquisa.

Há os que escrevem de forma prolixa e redundante, além de parafrasearem outros insistentemente, por não ter nada de si próprios a dizer. E ainda há aqueles, que como Einstein, escrevem um texto de dez páginas e mudam o curso de sua época. Ser um cientista nunca foi fácil, mas sua audácia é tão profícua quanto o pólen a germinar novas flores em plena primavera.

Se você não entendeu parte ou nada do que eu escrevi, não se preocupe, recorra aos cientistas. Benditos cientistas!

Ósculos e amplexos para todos.

Inté!

6 respostas para “Acima do bem e do mal”

  1. danilo cardoso disse:

    A ciência procura razão para o que já existe e questiona aquilo que não conhece demonstrando uma falha típica humana: a insegurança e a incerteza. Colocar a ciência como a verdade soberana é um grande erro pelo fato dos seres humanos possuírem erros e a ciência é uma criação nossa, isso nos mostra o quanto temos ainda temos que evoluir para se vencer essa dualidade de idéias.

  2. Maurício disse:

    Que bonito! Meio artigo, meio cronica, meio verso! Bem poético. Linda construção verbal, amarrada com enredo lírico,impregnada de metáforas. Parabéns

  3. karen neves de souza disse:

    Muito bom o texto é realmente a maioria dos cientistas acham que sabe de tudo e dizem que Deus não existe. Coitados pois Deus é quem criou tudo eles falam,falam de Deus mas se não fosse a bíblia muitas das perguntas deles não seriam respondidas. Acho que para a ciência alcançar mais respostas ela tem que se converter rs . Pois na bíblia a resposta para todas as coisas da criação do universo.

  4. João Pontaltti disse:

    É uma babaquice.
    Eles vivem para provar as coisas. Como se eles fossem os Deuses. São dedicados anos e anos em estudos e aprofundamentos que muitas vezes não interessam para o ser humano, ou qualquer tipo de ser, sei lá.
    Em comparação, cito o caso de pessoas que acham que são as mais “geeks” do mundo. Nesta semana, em uma sala de jornalismo, presenciei (e fiquei de boca aberta) a arrogância de uma aluna que entrou em discussão com uma professora (mestra e que está no doutorado)sobre um assunto totalmente sem sentido, isso porque ela se considera intelectual e “nerd”.
    Fala de política como se tivesse a maior razão do universo.
    Cara, essas pessoas devem tomar vergonha na cara, ou socos na cara, na verdade. Elas pensam que são melhores. Se fazem de intelectuais para se aparecer, mas no fundo não têm um pingo de conteúdo.
    Igualo os dois casos. Aliás, tenho certeza de que a esta aluna seja Jornalista e Cientista. Deuses.

    p.s. infelizmente algumas pessoas de nossa profissão também acham que são Deuses.

  5. Nair disse:

    Realmente os cientistas sempre acham um lado lógico em qualquer situação para tentar achar uma resposta, uma justificativa para tudo.Alguns cientistas até ultrapassam a religião em nome da ciência ,como até mesmo a origem do nosso mundo com a teoria do big bang que vai contra a religião.Enfim o cientista sempre tenta encontrar alguma resposta para cada mistério que achamos sem solução.

  6. Larissa disse:

    VIVA OS CIENTISTAS! Ainda bem que existem, sempre prontos para nos confundir, pra trazer algo novo, pra mudar as nossas vidas. :)

    Lógico que me refiro a ciência do bem, não aquela utilizadas nas guerras mundias, por exemplo.

Deixe uma resposta

ASSINE O FEED RSS

Acompanhe nosso blog pelo feed

O BLOG

O objetivo central do veículo é estimular o senso crítico e o poder de reflexão de seus leitores sobre temas que transitam entre conhecimentos científico e de caráter geral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TAGS